Pela primeira vez após a distribuição de botões do pânico para mulheres de Vitória, um homem foi preso na capital, na tarde desta quinta-feira, 25, no bairro Jabour. Uma dona de casa, que não quis ser identificada, acionou o equipamento após receber ameaças do ex-marido. Segundo a vítima, a situação é frequente há dois anos. O homem foi encaminhado à Delegacia da Mulher.
Mulheres vítimas de violência doméstica começaram a receber botões do pânico em abril deste ano. Trata-se de um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. No momento em que o botão é pressionado, disponibiliza um processo de escuta e a central de monitoramento recebe um chamado. A Guarda Municipal da capital disponibiliza quatro viaturas para atenderem exclusivamente as demandas relacionadas à Lei Maria da Penha geradas por meio do dispositivo.
A vítima contou que uma medida protetiva da Justiça obriga que o ex-marido mantenha distância de, pelo menos, 300 metros dela, mas isso não era cumprido. Na tarde desta quinta ela recebeu o botão do pânico e cerca de três horas depois precisou acioná-lo.
O ex-marido foi até a casa da mulher e fez várias ameaças. “Ele chegou perto do meu apartamento e começou a gritar que o imóvel era só dele, e que ele entraria e sairia a hora que ele quisesse. Além disso, ele tirou algumas fotos e começou a me amedrontar, foi então que eu apertei o botão do pânico”, contou. A Guarda Municipal de Vitória foi até a residência dela.
Após a prisão, a dona de casa contou que se sente mais segura. “Eu apanhei dele três vezes, até chegar ao ponto que cheguei hoje. Mas agora estou muito feliz com a proteção que estou tendo e gostaria que todas as mulheres também tivessem essa proteção”, disse.
Rádio Líder do Vale
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Sequestrador de Cleveland se declara culpado para evitar a pena de morte
Ariel Castro, acusado de ter sequestrado e estuprado três mulheres durante dez anos em sua casa em Cleveland, se declarou culpado nesta sexta-feira (26) para evitar a pena de morte.
Castro aceitou um acordo com a acusação. Se ele for aceito pelo juiz, ele será condenado à prisão perpétua, sem direito a liberdade condicional, evitando a pena capital.
Castro, de 53 anos, foi indiciado por 977 acusações, incluindo sequestro e estupro por ter mantido as mulheres reféns e as ter brutalizado por anos.
"Você compreende, senhor Castro, que ao dar esta declaração, você nunca mais deixará a prisão?", perguntou o juiz a Castro, que compareceu com a tradicional roupa laranja dos prisioneiros, de óculos e com a barba por fazer.
"Sim, eu entendo", respondeu o ex-motorista de ônibus.
"Acredita que há alguma razão, alguma esperança, de que saia da prisão antes de sua morte?", insistiu o juiz.
"Não, não acredito."
"Você não sairá nunca, isso está claro?", voltou a perguntar, ouvindo um "sim" como resposta.
Se o acordo feito entre Castro e a acusação for validado pelo juiz, nenhum julgamento vai ocorrer e suas vítimas não precisarão testemunhar.
O homem enfrentaria a pena de morte se fosse declarado culpado de homicídio agravado por ter provocado abortos em uma de suas vítimas ao espancá-la e não alimentá-la. Esse crime é considerado capital no estado de Ohio, onde fica Clevelande, se ocorrer durante um sequestro.
Castro foi preso no início de maio depois que Amanda Berry, de 27 anos, conseguiu escapar de sua casa com a filha após chamar a atenção de um vizinho.
A polícia encontrou depois outras duas reféns na residência: Gina DeJesus, de 23 anos, e Michelle Knight, de 32. As três mulheres foram raptadas em momentos diferentes em 2002, 2003 e 2004.
Dentro de presídio no AM, presa posta no Facebook: 'cadeia é faculdade'
Mais detentas da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, foram flagradas publicando fotos no Facebook. Em algumas publicações, uma presa se refere à Vidal Pessoa como "faculdade". A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), que investiga as publicações, limitou-se a confirmar que uma das internas da cadeia tem se comunicado com amigos e parentes por meio da rede social. O órgão declarou que não vai se manifestar sobre o novo caso até a conclusão da sindicância.
No dia 20 de junho, ela postou a foto de uma companheira de biquíni, com a legenda "Olha a noiva cadave no seu banho de sol n facudade (sic)". Em outra imagem, do 3 de junho, internas jogam dominó. "As coleguinha so dominó na facudade (sic)", disse a detenta, na legenda.
No dia 6 de julho, ela mostrou preocupação com amigos presos no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Km-8, da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). "Aiii senhor nao permita ki nada de mau acontece com meus amigo alan daniel jonas frank ki estao na keli lugar senhor se tevertendo rebeliao no cdp protejes elkedlks pra mim (sic)", acrescentou.
No perfil, existem ainda fotos da detenta tomando banho e pintando o cabelo. Em uma imagem postada no dia 3 de fevereiro, a interna afirma que a comida da unidade prisional não é boa. "Olha as meninas da cela comendo rango ruim (sic)", comentou. "Linda e lora so falta liberdade (sic)", disse em outra publicação.
No início do mês, a Sejus realizou revista na Vidal Pessoa e apreendeu celulares, carregadores, tesouras e armas artesanais. O fato ocorreu após a divulgação de imagens de presas que usavam redes sociais de dentro do presídio. Com acesso à internet, elas relatavam o dia a dia na cadeia e mostravam que tinham regalias, como uma manicure que atendia à ala feminina. As 17 presas identificadas nas imagens foram transferidas para o isolamento no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
No dia 11 de julho, a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa registrou uma rebelião. Os presos incendiaram colchões e houve ainda conflito na área externa da cadeia, com familiares de detentos tentando invadir a unidade prisional. Ao todo, segundo a Sejus, 53 presos ficaram feridos no motim e 60 foram transferidos da unidade.
Polícia apura morte de 4 moradores de rua por causa do frio em SP
A polícia investiga a morte de quatro moradores de rua em diferentes pontos da cidade de São Paulo entre quarta, 24 e quinta-feira, 25. Em todos os casos, as vítimas foram encontradas sem sinais de violência. A polícia apura se as mortes estão relacionadas ao frio que atinge a capital e fez a temperatura cair para o menor nível em 52 anos na quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as mortes foram registradas como "suspeitas". Os laudos do Instituto Médico Legal que apontarão as causas devem ficar prontos em até 30 dias.
Na manhã de quinta-feira, mais um morador de rua foi encontrado morto em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O corpo de Luis Carlos Palegio Correia, de 58 anos, foi achado por volta das 6h, na Rua José Francisco Viana, próximo a uma lanchonete. O dono do estabelecimento chegava ao trabalho quando viu Correia sentado na porta da cantina, imóvel.
O comerciante identificou o morador de rua, que era frequentador do local, e chamou a polícia. A vítima, porém, já estava sem vida. Segundo depoimento do filho de Correia à Polícia Civil, o pai estava em situação de rua há algum tempo e bebia diariamente.
Testemunhas relataram que era comum vê-lo caminhando pelas ruas da região. Na madrugada desta quinta, ele foi visto caindo duas vezes e sendo acudido por populares, que o colocaram sentado na porta do estabelecimento, no mesmo local onde foi encontrado morto.
Outros casos
Também na manhã de quinta-feira, por volta das 8h20, outro morador de rua foi encontrado morto, sem marcas de violência. O corpo foi achado na Rua São Paulo, na Liberdade, região central de São Paulo.
Ainda na madrugada de quinta, na Avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul, um homem em situação de rua foi levado em estado grave ao Hospital da Pedreira, onde faleceu. A caminho do pronto-socorro, ele se queixou de frio.
Antes, na quarta-feira, outro morador de rua já havia sido encontrado morto, na rampa de acesso ao Terminal Dom Pedro II, no Centro. Ele estava enrolado em um cobertor e, assim como nos outros casos, não apresentava sinais de violência.
Operação Baixas Temporadas
Na noite de terça-feira, 23, a Prefeitura de São Paulo intensificou a Operação Baixas Temporadas, para direcionar a abrigos os moradores de rua. Três ônibus chegaram a ser usados em uma ação que contou com o auxílio da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil. Na operação, 11 mil pessoas foram atendidas.
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Abertas as inscrições para a Semana Farroupilha de Esteio
Desde
segunda-feira, 8, famílias, empresas, entidades sociais e diferentes grupos
podem realizar a inscrição para montar piquete durante a Semana Farroupilha de
Esteio deste ano. A solicitação do espaço deve ser feita na Casa de Cultura
Lufredina Araújo Gaya.
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de julho, das 14h às 18h. Além de documentação e comprovante de residência, os interessados devem apresentar proposta de trabalho para receber alunos das escolas de Esteio durante os dias de festa.
A Semana Farroupilha esteiense vai ser realizada entre os dias 13 e 20 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil.
Última semana de inscrições para a Rainha da Expointer 2013
Termina na sexta-feira, 12, o prazo de inscrições
para concorrer a Rainha da Expointer 2013. Para participar do concurso, meninas
entre 16 e 22 anos devem ir até a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua
Padre Felipe, 900) com comprovante de residência, carteira de identidade e, se
for menor de idade, autorização assinada pelos responsáveis.
Até o momento, seis candidatas já confirmaram presença no evento. A escolha da corte será feita através de uma prova escrita, no dia 17 de julho, e de um desfile, marcado para o dia 24 de julho.
A Rainha da Expointer e as duas princesas vão representar Esteio na feira agropecuária, que será realizada entre 24 de agosto e 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil. A corte vai acompanhar o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, e autoridades municipais durante compromissos oficiais e extra oficiais que tenham relação com a feira, como jantares, reuniões, entrevistas para emissoras de rádios e televisão, entre outras atividades.
Rainha da Expointer 2013
Até o momento, seis candidatas já confirmaram presença no evento. A escolha da corte será feita através de uma prova escrita, no dia 17 de julho, e de um desfile, marcado para o dia 24 de julho.
A Rainha da Expointer e as duas princesas vão representar Esteio na feira agropecuária, que será realizada entre 24 de agosto e 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil. A corte vai acompanhar o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, e autoridades municipais durante compromissos oficiais e extra oficiais que tenham relação com a feira, como jantares, reuniões, entrevistas para emissoras de rádios e televisão, entre outras atividades.
Rainha da Expointer 2013
Prova escrita
Data: 17 de julho
Horário: A partir das 19h
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Data: 17 de julho
Horário: A partir das 19h
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Ensaio
Data: 22 de julho
Horário: A partir das 18h
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Final do concurso
Data: 24 de julho
Horário: A partir das 19h
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Data: 22 de julho
Horário: A partir das 18h
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Final do concurso
Data: 24 de julho
Horário: A partir das 19h
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Onda de calor mata 12 no Japão
A onda de calor que afeta grande parte do Japão desde 6 de julho já matou 12 pessoas em Tóquio e levou milhares de pacientes aos hospitais.
As temperaturas superam os 35 graus em várias cidades das regiões leste, centro e oeste do arquipélago.
Mais de mil pessoas são hospitalizadas diariamente por algumas horas em consequência do calor, em alguns casos grupos de estudantes ou de idosos.
A maioria das vítimas fatais tinha mais de 65 anos.
As autoridades recomendam a economia de energia elétrica pelo déficit de produção, provocado pela paralisação dos reatores nucleares, mas aconselham, no entanto, o uso do ar condicionado.
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Start-up desenvolve fralda 'inteligente' que detecta infecções urinárias
Um casal nos Estados Unidos desenvolveu uma fralda que pode detectar se o bebê está com infecção urinária.
A 'fralda inteligente' usa tiras em sua área absorvente que mudam de cor, e ficam ao redor de um código QR - um código de barras que poder ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e é convertido em informação.
Essa informação é analisada por um aplicativo de celular, que 'lê' as cores das tiras.
Um alerta para os pais
O casal precisa arrecadar US$ 225 mil (cerca de R$ 560 mil) e conseguir aprovação federal antes de entrar em produção.
Infecções urinárias afetam cerca de 8% dos bebês, especialmente as meninas.
As infecções podem ser difíceis de ser detectadas antes que elas tenham se desenvolvido completamente - e antes do surgimento de sintomas como febre e o aumento da irritabilidade.
A 'fralda inteligente' age como uma espécie de alerta, avisando aos pais sobre uma possível infecção antes que ela se torne um problema real.
Diferentes quadrados coloridos medem a interação entre os componentes da urina, incluindo o conteúdo encontrado na água, proteínas e bactérias.
Os pais devem escanear a 'fralda inteligente' uma vez por dia para construir uma base de dados no aplicativo, que poderá ser compartilhado com os médicos que irão diagnosticar uma possível disfunção renal ou desidratação.
Fralda: uma fonte de dados
A fralda é uma invenção de Jennie Rubinshteyn e Yaroslav Faybishenko. A inspiração veio quando, durante uma viagem de carro, sua filha de um ano de idade não parava de chorar.
'Percebemos que ela não estava simplesmente sentada numa fralda cheia de urina, mas sim numa fralda cheia de dados', disseram eles.
Faybishenko acredita que a fralda deverá custar cerca de um terço a mais do que as fraldas descartáveis comuns. Mas para a start-up do casal, a PixieScientific, convencer os reguladores a aprovar a ideia, a fralda precisa primeiro passar por testes.
A start-up está trabalhando contra o relógio. Eles tem apenas dois meses para convencer potenciais investidores, através do site de crowdfunding IndieGoGo, a investir o dinheiro necessário na ideia. Até agora eles conseguiram apenas uma fração de seu objetivo.
Modelo catarinense é eleita a 'Mais Bela Gordinha do Brasil'
Uma catarinense de 18 anos de idade venceu um concurso no Rio de Janeiro e foi eleita a Mais Bela Gordinha do Brasil. Além de dar o título a jovem catarinense, o evento realizado em Feira de São Cristóvão, na última sexta-feira (5), classificou Raphaella Tratska Lancine para o concurso Miss Brasil Plus Size, que tem data prevista para dezembro, em São Paulo.
Natural de Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina, ela se mudou para Florianópolis há cerca de um ano, após a separação dos pais. A mãe, Valeska Daniela que cuida da carreira da jovem. Raphaella tem contrato com uma agência e realiza trabalhos como modelo plus size, moda para as gordinhas.
Ao saber, há cerca de três meses, do concurso, por meio de um blog, que iria escolher a gordinha mais bonita do Brasil, Raphaella que tem 1,70cm e 95kg resolveu participar. Durante o processo de seleção, ela foi escolhida junto com outras 300 garotas de todo o país com idades entre 18 e 36 anos e com manequins entre 44 e 54. Ela também teve de enviar aos organizadores do evento currículo e diversas fotos.
De acordo com Raphaella, a paixão pelo universo da moda
começou desde cedo, quando se maquiava e usava as roupas da mãe. "Adoro a
moda, as roupas, os desfiles. Hoje quero aproveitar o que o concurso pode me
oferecer, mas depois pretendo seguir na área da moda, com uma faculdade, por
exemplo", disse a jovem que hoje cursa o 3º ano do Ensino Médio, em
Florianópolis.
terça-feira, 9 de julho de 2013
'Viúva Negra' mantém favoritismo e vence concurso de comer hot dogs
Vencendo por uma margem estreita, Sonya Thomas, conhecida
como "Viúva Negra", manteve o favoritismo e venceu pela terceira vez
seguida o Concurso Internacional de Comedores de Cachorro-Quente, realizado no
dia 4 de julho em Coney
Island, nos EUA, no mesmo dia em que é comemorada a
independência do país.
Thomas venceu a concorrente Juliet Lee ao devorar 36 cachorros-quentes e
três quartos de outro lanche, enquanto a oponente ficou estagnada no hot dog de
número 36.O resultado, no entanto, ficou longe da marca obtida pela própria "Viúva Negra" em 2012, que foi de 45 lanches.
O americano Joey Chestnut também manteve o cinturão, e foi o vencedor da competição na categoria masculina ao devorar 69 hotdogs em apenas 10 minutos, supenrando o próprio recorde mundial, que era de 68 cachorros-quentes.
Ambos os americanos que venceram o concurso levam para casa um prêmio de US$ 10 mil e o cinturão de campeão.
História
A primeira edição desse desafio foi realizada em 1916. A história é que quatro imigrantes decidiram ver quem era capaz de comer o maior número de salsichas para determinar qual deles era o mais americano.
Canadense invade casa e é flagrado nu cozinhando ovos
Um morador de Vancouver, na Canadá, levou um enorme susto ao acordar e dar de cara com um estranho completamente nu em sua cozinha, que estava ocupado cozinhando alguns ovos.
De acordo com o site de notícias canadense “CBC”, o invasor teria até tomado um banho antes de ir à cozinha, até ser flagrado por volta das 7h. Quando foi visto pelo morador, o homem fugiu, mas foi rapidamente preso pela polícia, pois não vestia nenhuma roupa.
Os oficiais acreditam que o homem estava sob o efeito de drogas ao invadir a casa e utilizar a cozinha do morador. Ele não teve a identidade revelada e foi acusado de invasão de residência.
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Capital do ciclismo, Amsterdã enfrenta falta de vagas para bicicletas
Por volta das 6h30 durante a semana, uma multidão de bicicletas, com um punhado de motonetas e pedestres, transborda das balsas que transportam ciclistas e outros passageiros, sem custo, para o outro lado do porto IJ, entupindo as ruas e causando congestionamento atrás da principal estação de trem de Amsterdã.
"Durante a tarde é ainda pior", lamentou Erwin Schoof, um metalúrgico na casa dos 20, que mora no centro da cidade, repleto de canais, e luta contra o caos diariamente para atravessá-la até seu trabalho. Willem van Heijningen, funcionário ferroviário responsável pelas bicicletas ao redor da estação, disse: "Não é uma zona de guerra, mas é a coisa mais próxima disso".
Esse fluxo entupido de ciclistas é apenas um de muitos, em uma cidade famosa por suas bicicletas, como Los Angeles é por seus carros ou Veneza por suas gôndolas.
Ciclistas jovens e idosos pedalam por faixas estreitas e junto aos canais. Mães e pais balançam as crianças pequenas em caixas de madeira espaçosas afixadas às bicicletas, levando-as de balsa para a escola ou para a creche. Carpinteiros carregam ferramentas e material em engenhocas parecidas e os eletricistas, seus cabos. Poucos usam capacete. Cada vez mais, algumas pessoas dizem o que era simplesmente impensável alguns anos atrás: há bicicletas demais.
Enquanto cidades como Nova York lutam para fazer com que as pessoas andem de bicicleta, Amsterdã tenta manter a tal horda sob controle. Em uma cidade com 800 mil habitantes, há 880 mil bicicletas, estima o governo – quatro vezes o número de carros.
Nos últimos 20 anos, as viagens de bicicleta cresceram 40%, de modo que agora, cerca de 32% de todas as viagens dentro da cidade são feitas de bicicleta, comparadas aos 22% das viagens de carro.
Muitos moradores de Amsterdã dizem que não é tanto o
congestionamento que incomoda a maioria deles, mas sim o problema de onde
estacionar as bicicletas uma vez que chegam ao destino, numa cidade com
praticamente mais água do que superfícies pavimentadas
Apenas 13% das cidades brasileiras oferecem Wi-Fi de graça, diz IBGE
A conexão de internet via Wi-Fi é fornecida por apenas 14,3% das prefeituras das cidades do Brasil, segundo a pesquisa Munic 2012 (sobre o perfil de municípios), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (2).
Dos 5.585 municípios brasileiros, 795 oferecem o serviço. O percentual cai um pouco, para 13,3% (744), quando são considerados apenas os que não cobram pelo acesso.
Além de ser ofertado por um grupo reduzido de municípios, o serviço também é restrito a algumas localidades dentro da própria cidade. Em 48% das cidades que fornecem Wi-Fi (382) a cobertura é feita em apenas alguns bairros da área urbana.
O Acre é o único Estado a não ter prefeituras das cidades
que ofereçam serviço de Wi-Fi, segundo o IBGE.
A cidade de São Paulo, por exemplo, tem plano de fornecer a
conexão a internet via Wi-Fi
em 120 praças, em um contrato que prevê desembolsos de R$ 15 milhões.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Juliana Paes exibe o barrigão: “Acho que vou explodir!"
Juliana Paes está com uma barriga enorme! Grávida pela segunda vez, a atriz mostrou no seu Instagram a reta final de sua gestação, que já está no último mês.
“Acho que vou explodir!!!!! Kkkk ahhhhhhhhhh! #donaredonda”, publicou ela nesta segunda-feira (1).
Juliana já é mãe de Pedro, de dois aninhos. Seu bebê se chamará Antônio e também é fruto de seu casamento com o empresário Carlos Eduardo Baptista. A atriz está de férias desde que interpretou a protagonista de Gabriela, novela da Globo.
Leonardo DiCaprio passeia com bike alugada por Nova York
Leonardo DiCaprio disse que tiraria longas férias após o término das filmagens de The Wolf of Wall Street, que já está em fase de pós produção, e parece estar cumprindo a promessa.
O ator tem sido visto em diversos locais da Europa e dos EUA, nas últimas semanas, sempre curtindo a folga com amigos e familiares.
Desta vez DiCaprio foi flagrado andando com uma bicicleta azul do Citi Bike Project, um programa da prefeitura de Nova York que visa incentivar moradores e turistas a andarem com esse meio de transporte "limpo" pela cidade.
O ator estava com um amigo e usou um de seus famosos bonés, óculos e o famoso trio jeans, camiseta e tênis para passear pela cidade que nunca dorme.
The Wolf of Wall Street estreia no dia 6 de dezembro, no Brasil.
Xuxa quer ser mãe novamente, diz jornal
Xuxa quer dar um irmão — ou irmã — para Sasha, informou o
colunista Leo Dias do jornal O Dia desta terça-feira (2). A apresentadora, de
50 anos, teria óvulos armazenados no laboratório Cryopraxis, com sede na Cidade
Universitária da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, e já teria pedido a
retirada do material para engravidar do namorado, o ator e cantor Junno
Andrade.
De acordo com a publicação, no Reino Unido, é comum o uso da
técnica de congelamento de óvulos instantânea. Também chamado de vitrificação,
o método possibilita que as mulheres mais velhas tenham filhos sem os riscos de
sofrerem um aborto espontâneo e também diminui consideravelmente as chances de
o bebê nascer com alguma síndrome cromossômica.
Procurada, a empresária Mônica Muniz afirmou que Xuxa não
tem óvulos armazenados, mas pode, sim, engravidar a qualquer momento porque,
segundo ela, “Xuxa ainda não entrou na menopausa”.
Sasha, que é filha única e completará 15 anos em julho, terá um irmãozinho por parte de pai. a A apresentadora
Luhanna Melloni, de 29 anos, atual namorada de Luciano
Szafir, está nos primeiros meses de gravidez e espera um menino.
Assinar:
Comentários (Atom)













