Rádio Líder do Vale

sexta-feira, 28 de março de 2014

Sapucaia do Sul ganha ônibus escolar adaptado

No final da tarde de segunda-feira, 24, ocorreu mais um investimento na inclusão das crianças e jovens com deficiência, o prefeito de Sapucaia do sul, Vilmar Ballin, entregou ao secretário municipal de Educação, Edson Portilho, a chave de um ônibus escolar adaptado segundo as normas de acessibilidade.

O prefeito salientou que o ônibus facilitará o acesso dos alunos atendidos nas Salas de Recursos, a atividades pedagógicas, culturais e de lazer. “Realizamos um importante trabalho nas 11 Salas de Recursos que temos no Município, mas para incluirmos o aluno de fato, precisamos garantir o seu acesso a diferentes atividades realizadas fora da escola. Além de garantir este acesso, com o ônibus trazemos igualdade de direitos”, disse Ballin.

Portilho comemorou a chegada do ônibus, resultado da parceria com o Governo Federal. “Esta parceria é fundamental, e vem beneficiando os sapucaienses. O ônibus vem para assegurar a mobilidade dos nossos alunos, garantindo a inclusão”, falou.

O investimento no veículo foi R$132mil, recurso do Ministério da Educação, através do Plano de Ação Articulada.  O ônibus possui uma rampa elevatória, e capacidade para transportar 14 passageiros e três cadeiras de rodas. O motorista que conduzirá o veículo passará por uma capacitação.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Rádio Líder do Vale completa 1 ano

Na quarta-feira, 26, ocorreu a confraternização do primeiro ano da Radio Líder do Vale, onde a equipe recebeu amigos, autoridades e apoiadores com um coquetel. Durante a noite a rádio teve uma programação especial no qual os convidados deixaram a sua mensagem ao vivo.
O Diretor Claudemir em sua fala agradeceu a presença de todos e destacou a importância de seus colaboradores e apoiadores na conquista do primeiro ano da Radio Líder do Vale.





















33º BPM localiza droga escondida dentro de pães

Sapucaia - Na noite de terça-feira, 11, aproximadamente às 21h, na rua Osvaldo Dias, Bairro Ipiranga, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul prendeu um homem de 19 anos por tráfico de drogas.
A ação se deu depois que agentes da seção de inteligência monitoravam um local onde denúncias apontavam para o tráfico de drogas. Na casa os policiais avistaram sobre a mesa cigarros de maconha, diante do flagrante foi realizada a abordagem ao suspeito.
Depois da detalhada busca no local, os policiais ainda encontraram dentro de uma sacola, três pães com 107 cigarros de maconha escondidos em seu interior.
Foi dada voz de prisão ao homem que foi encaminhado ao DPPA/Canoas juntamente com o material apreendido e a quantia de R$50,70

Carnaval de Esteio agita 10 mil pessoas

A Avenida Governador Ernesto Dornelles, mais conhecida como Avenida do Carnaval, no Bairro Santo Inácio, foi passarela, mais uma vez, para os desfiles de Carnaval de Esteio. Na sexta-feira, 7, cinco blocos e três escolas de samba animaram a noite das cerca de 10 mil pessoas que prestigiaram o evento, segundo a Secretaria Municipal de Arte e Cultura a partir de informações da Brigada Militar.

A festa foi marcada pela animação. O primeiro a desfilar foi o Bloco do Meio Ambiente, trazendo uma mensagem de preservação. O Bloco Apaexonados, da Apae, foi um dos que mais empolgou a plateia. O Bloco da Dinda fez uma homenagem ao tradicionalismo, mostrando que Carnaval também é coisa de gaúcho. O Bloco Mulheres em Marcha cantou o Dia Internacional da Mulher, suas lutas e conquistas e o Unidos da Pedreira falou de educação e respeito a comunidade. As escolas de samba Viradouro, Salgueiro e Mocidade Independente Jardim Planalto empolgaram a todos com belas fantasias e carros alegóricos.

Escola Alberto Santos Dumont é a primeira a receber a vacina contra o HPV


Sapucaia - Na manhã de segunda-feira, 10, 60 meninas de 11 a 13 anos da Escola Municipal de Educação Básica Alberto Santos Dumont, do bairro Vargas em Sapucaia do Sul, foram as primeiras a receber a vacina contra o papiloma vírus humano - o HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero. O lançamento oficial da Campanha Nacional no munícipio contou com a presença do secretário municipal de Educação, Edson Portilho e o secretário municipal da Saúde, José Wink. Ambos conversaram com as meninas sobre a importância da imunização contra o HPV.

O secretário de Educação Edson Portilho destacou que o dia de hoje marca a maratona de vacinação na cidade. "É de fundamental importância que todas as meninas se previnam, pois muitas mulheres perdem a vida por causa do câncer de colo de útero. Estivemos e estamos indo nas escolas para prestar informações para os pais sobre esta vacina", comentou.

Já o secretário da Saúde, José Wink, agradeceu o apoio das equipes de saúde e dos professores para o sucesso da campanha.  "Hoje vocês estão recebendo uma vacina muito importante. Assim como era feito quando vocês eram pequenininhas, quando receberam doses das vacinas BCG, Pólio entre tantas outras, esta do HPV vai prevenir de vocês desenvolverem um tipo de câncer", disse Wink às meninas.

O secretário da Saúde frisou, ainda, que todas as estudantes que fizerem a vacina também receberão uma cartilha contendo informações sobre a saúde da adolescente. "Antes, a mãe de vocês era quem cuidava da carteira de vacinação. Agora é responsabilidade de vocês cuidarem da Caderneta de Saúde da Adolescente e para que se lembrem de que ainda tem a segunda e a terceira dose da vacina contra o HPV", falou.

A vacina quadrivalente contra o HPV é gratuita e previne contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18 -- os dois últimos são os que causam o maior risco de câncer de colo de útero. A campanha segue até o dia 4 de abril nas escolas e caso a menina tenha perdido o dia de vacinação na sua escola poderá fazer a vacina no posto de saúde referência da instituição de ensino.

Muitas novidades no Projeto Escolinhas Comunitárias 2014

Sapucaia - Na manhã de terça-feira, 11, iniciou novamente o projeto Escolinhas Comunitárias, que é desenvolvido pela prefeitura de sapucaia do sul, através da Secretaria de Esporte e Lazer.
Crianças e adolescentes sapucaienses de 7 a 15 anos estão podendo praticar e também aprender sobre futebol de campo, futsal e vôlei com o Projeto.

O Núcleo Vargas, recebeu os alunos do projeto no campo de futebol do bairro. O professor do núcleo, Alencastro Brito disse que agora a fase é de adaptação dos novos e antigos alunos. As próximas etapas serão de avaliação e treinos específicos com passe, chute e domínio de bola.

Conforme a secretária municipal de Esporte e Lazer, Marli Rubaski, o projeto tem como objetivo a inclusão social e a prevenção ao uso de drogas através da prática do esporte. “Queremos ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos e também estamos trazendo novidades além do futebol de campo, trazendo aulas de vôlei e futsal”, contou.

Todas as atividades estão com inscrições abertas. Interessados em participar das Escolinhas Comunitárias devem se inscrever na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Ginásio Kurashiki) ou diretamente nos núcleos. No ato da inscrição os interessados devem levar atestado de matrícula, cópia de certidão de nascimento ou RG, cópia de comprovante de residência e uma foto 3x4. Mais informações pelo telefone 3452-4899.

Confira as atividades e os núcleos do Projeto Escolinhas Comunitárias:

Futebol de Campo - Horário das aulas - Manhã: 9h30 às 10h30, 10h30 às 11h30. Tarde: 14 às 15h, 15h às 16h, 16h às 17h.
Núcleo Praça da Juventude - Bairro Capão da Cruz – Aulas nas segundas e quartas
Núcleo Vargas - bairro Vargas – Aulas terças e quintas
Núcleo Sial – Bairro Sial – Aulas segundas e quartas
Núcleo Operário - Bairro Ipiranga – Aulas segundas e quartas
Núcleo Fortuna – Bairro Fortuna - Aulas terças e quintas

Futsal – Horário das aulas: terça e quinta-feira de manhã: 9h às 10h e das 10h às 11h. Segunda, quarta e sexta à tarde: 13h30 às 14h30, 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30.
Ginásio Edu Viegas – bairro Cohab Blocos.

Vôlei - Horário das aulas: Terças e quintas à tarde - 13h30 às 14h30, 14h30 às 15h30.
Ginásio Kurashiki – Bairro Cohab


Parte da margem do Arroio São Bento é recuperada


Sapucaia - Mais uma importante ação de preservação ambiental foi executada pela Prefeitura de Sapucaia do Sul na tarde de segunda-feira, 10. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão trabalhando na recuperação de parte da margem do arroio São Bento, no bairro Walderez.

As 35 famílias que foram removidas das margens do arroio já estão recebendo o aluguel social, a tarefa agora é retirar os entulhos e lixo deixados no local. Além da lateral, o interior do arroio também será limpo permitindo, assim, maior fluxo da água.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho, juntamente com o secretário-adjunto Ivan Matté, estiveram acompanhando a limpeza da área. "Esta ação integra o projeto de recuperação das áreas degradadas do município. Estamos recuperando uma área de preservação ambiental e isto reflete na melhora da qualidade de vida da população. Acreditamos que ao todo serão retiradas cerca de 5 toneladas de lixo", salientou Maninho.

Após a limpeza da área, inicia a etapa de arborização. Cento e cinquenta mudas de árvores nativas serão plantadas no entorno do arroio.

Finalizada esta parte, será construída uma bacia de contenção no final do arroio São Bento, junto a RS 118. Toda a ação representa mais uma medida da Prefeitura de Sapucaia para inibir os correntes alagamentos.

Sapucaia é segundo município no país a assinar Sistema Nacional LGBT


A Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, assinou parceria de cooperação técnica com o governo federal dentro do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Sistema Nacional LGBT). A assinatura estabelece condições e orientações para o desenvolvimento de programas, projetos e ações com foco na igualdade de gênero.

O Sistema Nacional LGBT funcionará de acordo com uma estrutura articulada e interfederativa de políticas e iniciativas para incentivar a criação de programas para a população. O sistema será formado basicamente por centros de promoção e defesa (com apoio psicológico, jurídico, entre outros tipos de suporte) e por comitês de enfrentamento à discriminação e de combate à violência, com participação de atores sociais.

sexta-feira, 7 de março de 2014


Esteio faz limpeza de bueiros para reduzir os alagamentos

A Prefeitura de Esteio intensificou a limpeza nos bueiros na região do Centro da cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU) estão abrindo tampas de bocas-de-lobo e utilizando as máquinas de hidrojato para desobstruir os pontos da rede com retenção de líquido. Estão sendo retirados restos de materiais de construção, que chegam a comprometer 50% do espaço dos canos, dificultando a vasão de água.

Aliado ao processo de limpeza do Centro, a Prefeitura fechou parceria com a Superintendência Estadual do DNIT para limpar manualmente todos os bueiros da BR-116. Para complementar o serviço, a SMOVSU fará o hidrojateamento das galerias e tubulações do entorno da via.

Vacinação contra HPV

Escolas recebem material de divulgação da campanha 


Na manhã de quinta-feira, 27, a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, reuniu diretores de escolas municipais, estaduais, particulares e federais do município, para discutir a organização da Campanha Nacional contra o HPV no Município. O encontro, que ocorreu no Auditório da E.M.E.F. Júlio Ströher, teve como objetivo entregar o material de divulgação e orientar os diretores sobre a campanha que irá proteger meninas entre 11 e 13 anos, e que estão em idade escolar, do papiloma vírus humano - o HPV, que é uma das causas do câncer de colo de útero.

O papel das escolas para o sucesso da campanha foi destacado pelo secretário municipal de Educação, Edson Portilho. "Estamos aproximando as redes, trabalhando em conjunto e discutindo estratégias para que esta campanha dê certo. As escolas vão nos ajudar a informar os pais da importância da vacinação como prevenção de futuros problemas com o câncer de colo de útero", explicou.

Em Sapucaia do Sul, 3.440 meninas integram o público alvo da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar, pelo menos, 80% deste número, que corresponde a 2.752 jovens.

A vacinação das adolescentes ocorrerá sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar a tempo, o "Termo de Recusa", devidamente preenchido e assinado.

Projeto incentiva alunos a plantar árvores nativas


Sapucaia - O incentivo ao plantio de árvores nativas em Sapucaia do Sul é o foco do projeto “O uso de espécies nativas no ambiente urbano e sua contribuição para a biodiversidade”, organizado pelos estudantes do 3º ano do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL). A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Sapucaia do Sul, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação.

Na tarde de quinta-feira, 27, o projeto foi apresentado aos estudantes do 6º ano da Escola Municipal Otaviano da Silveira, no bairro Fortuna. O projeto apresentou dados que comprovam a necessidade do plantio de árvores nativas em Sapucaia do Sul, visto que a maioria das espécies encontradas nos espaços urbanos são exóticas. Estas árvores são trazidas de outras localidades para a cidade e muitas vezes causam desequilíbrio ambiental. A apresentação do projeto aos estudantes da Otaviano da Silveira culminou com o convite para o plantio de mudas nativas no entorno do Rio dos Sinos.

Ingá, angico, pitanga e cerejeira estavam entre as espécies nativas doadas pela Prefeitura e plantadas no bairro. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho, que acompanhou de perto o plantio das mudas, estimular a consciência ambiental nos estudantes desta faixa etária é essencial para o futuro. "Sempre seremos parceiros de iniciativas que motivem a educação ambiental. Este despertar é muito importante porque os jovens serão os adultos de amanhã e devem começar a se envolver com o cuidado com a natureza desde já", ressaltou.

A parceria da Prefeitura com o IFSUL no projeto segue com a criação de um cronograma, onde a pesquisa será apresentada em outras escolas e mais mudas de árvores nativas serão plantadas na cidade.

FHGV: Novas adequações no Centro Obstétrico garante acompanhante a gestantes

Desde a semana passada o Centro Obstétrico da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas está com novas adequações da sala de pré-parto, concluída com a instalação de cortinas que permitem oferecer às gestantes espaços com maior privacidade. “Agora podemos oferecer e garantir à gestante um acompanhante de sua preferência”, destaca Patrícia Bienert, coordenadora da Linha de Cuidado Mãe/Bebê/Criança do FHGV.

Desde 2011, com a adesão do município de Sapucaia do Sul à Rede Cegonha, o hospital deu início a uma série de adequações propostas por este programa. Iniciou com a organização dos ambientes, como a Área de acolhimento e o Alojamento Conjunto (que já garante acompanhamento à gestante) e, daí em diante, diversas aquisições e reformas foram e continuam sendo realizadas. A instalação de cortinas, organizando a sala de pré-parto em espaços privativos garante a possibilidade da parturiente estar acompanhada durante todo o período em que permanece no hospital, inclusive, agora, no pré-parto.

A fundação registra atualmente a média de 120 partos/mês e é referência em parto de baixo risco para a cidade de Portão. Mesmo assim, recebe regularmente gestantes de mais de 20 diferentes cidades do Estado, inclusive da distante Santa Maria.

Carnaval: Unidos do Capão conquista segunda colocação no Grupo A

A Associação Recreativa Carnavalesca Unidos do Capão, fundada em 1995, representou mais uma vez Sapucaia do Sul no desfile do Grupo Intermediário de Porto Alegre, no domingo, 2.  A escola com 236,8 pontos foi o grande destaque da região no carnaval de Porto Alegre, ao ficar com a segunda colocação no Grupo A, atrás apenas por 3 décimos da campeã Copacabana que obteve a pontuação geral de 237,1.

Este ano, o vermelho e branco, cores da escola, deram espaço ao azul, aonde com o enredo “Das Terras de Santa Tereza Surge a Lenda e o Mito o Líder Fábio André Koff, o Imortal Tricolor” homenagearam o presidente do Grêmio Fábio Koff.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, acompanhado da Primeira-dama, Sonia Ballin, esteve no domingo em Porto Alegre. Ballin e a primeira-dama desfilaram no carro que representou a cidade de Garibaldi, onde Fábio Koff cresceu.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Alessandro Nicoletti, presidente de honra da Unidos do Capão, fala da expectativa de levar a escola novamente ao grupo especial, posto já conquistado em 2009. "Estamos confiantes e vamos entrar na avenida para ganhar e levar o nome da nossa cidade para o grupo especial", disse.

A escola de samba sapucaiense entrou na avenida com 1.200 integrantes, 21 alas, e três carros alegóricos. As cores da Unidos do Capão são o vermelho e branco e o símbolo é o tigre.